Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Idade avançada livra Dirceu, Bumlai e Schahin de denúncia por lavagem

há 8 anos

A condição de septuagenários fez com que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o pecuarista José Carlos Bumlai e os banqueiros Milton e Salim Schahin não fossem denunciados pelo Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro na operação "lava jato". Eles têm mais de 70 anos de idade. Assim, o crime de lavagem de dinheiro, que teria ocorrido em 2004 e seria atribuído a eles, já prescreveu.

Segundo a força-tarefa da operação em Curitiba, o caso envolve parte de um empréstimo do Banco Schahin ao PT, que teria sido intermediado por Bumlai, amigo do ex-presidente Lula. Os procuradores afirmam que “não há dúvidas de que o empréstimo tinha como finalidade o pagamento de dívidas do interesse do PT, tendo Bumlai sido utilizado somente como pessoa interposta.”

“Deixa-se de oferecer denúncia em face em razão da extinção da punibilidade pelo advento da prescrição da pretensão punitiva estatal, tendo em conta que os últimos atos de lavagem denunciados datam de 10 de novembro de 2004 e os investigados possuem mais de setenta anos, o que reduziu o prazo prescricional pela metade nos termos do art. 115 c/c art. 109, I e II, do Código Penal”, diz o MPF em denúncia apresentada nessa sexta-feira (6/5).

São denunciados no mesmo documento o empresário Ronan Maria Pinto, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o operador do mensalão Marcos Valério e outros seis acusados de lavagem de dinheiro envolvendo o empréstimo.

Fonte

  • Publicações3
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1445
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idade-avancada-livra-dirceu-bumlai-e-schahin-de-denuncia-por-lavagem/334969700

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ou seja, quem pensa em começar no ramo do crime pode recrutar marginais com menos de 18 anos e mais 70 anos. Garantia de obter o resultado do crime e sem a punição.

E depois dizem que o crime não compensa. No Brasil ao menos compensa. continuar lendo

Corretíssima sua interpretação, douto Jorge Carlos.
Todavia, a normativa é míope e incentivadora do crime nascido inimputável. Erro grosseiro do nosso ordenamento jurídico pátrio o que, aliás, não é nenhuma novidade para quem opera o Direito.
Nessa torpe visão legislativa, vem a reboque uma tendência (principalmente entre políticos e congêneres) ao "planejamento torto" de uma sucessão de atos delituosos que nascem impunes. Belo paradoxo! Mas mais que translúcido para explicar a desordem que vigem em nossa sociedade! continuar lendo

No mensalão tucano, em Minas Gerais, 3 réus já estão livres pela idade.
Mais 2 anos e alguns meses o Azeredo também estará livre, pela idade.

O mensalão tucano, anterior /precursor e inspirador do mensalão do PT, condenou até o momento, em primeira instância, somente o Azeredo que já recorreu. Preso: nenhum! continuar lendo

E as FURNAS; do Sr Aécio, parece que o DR Moro não está muito confortável em prosseguir com essa seríssima investigação. Transferida para uma delegacia policial no Rio de Janeiro. Pasme-se. Agora, se for o PT, meu fdeus a Globo e a sua pirotecnia é logo chamada. Vergonha! continuar lendo